Apresentação

Presente na vida cotidiana de um modo geral, a fotografia trouxe um importante registro iconográfico que pode representar importante fonte de estudos sociais. De um contexto puramente doméstico passou a representar uma forma de legitimação de “Status” impregnada de símbolos inseridos na reportagem jornalística que se formalizou e faz parte da historia pessoal de todos.

Neste blog, as imagens obedecem ao acaso de dias e tempos passados detalhando ritos religiosos, passeios, a relação com os automóveis e vestimentas que foram se modificando conforme o tempo. Em casamentos, por exemplo, temos ao principio do século imagens estáticas, algo nervosas em ambientes fechados; a imagem reportagem, com casais saindo ou entrando em carros; apresentação de presentes, ato que pode ser interpretado como fator de modernidade, ou até consumismo, e ainda na indumentária com buquês e vestidos simples dos anos da década de vinte até a opulência, e novamente, a simplicidade e descontração dos anos de 1960...

As possibilidades de leitura são infinitas, mas destina-se a representar e apresentar o que ficou gravado no decorrer do tempo. Tudo é tratado com a máxima simplicidade, desde acontecimentos, datas, reflexões e expectativas. Não há intenção de julgamentos nem de estética ou de desrespeito e sim mostrar o instante...

Um acervo coletivo, se em algum momento se identificou como algum dos personagens nas imagens e se sentiu incomodado entre em contato com a gente... Em contrapartida se acredita que sua foto pode contribuir com uma leitura sociológica imparcial, colabore enviando imagens para compor esse trabalho, valorizando e preservando sua memória digitalmente em prol de informação e cultura.

Aguardem dicas de conservação fotográfica e sites de interesse para complementar a história, o processo fotográfico e estudos sociais relativos a imagem.
Grande abraço dos idealizadores...